quarta-feira, 9 de junho de 2010

Superficialidade x Intimidade

Há um fato que acontece em nossa sociedade hoje que está trazendo sérios problemas de relacionamento entre as pessoas, que se chama “ativismo”. Uma palavra tão pequena que tem sentido devastador na vida das pessoas.

Mas, você pode perguntar: o que é realmente ativismo? Bom, já que perguntou, você está correndo sério risco de viver no ativismo sem saber que é um ativista. O ativismo é o excesso de atividades que está sobre uma pessoa, atividades que exigem tempo demais ou está “roubando” tempo demais.

Muitas pessoas vivem no seu dia-a-dia sem perceber este excesso, só se percebe quando as coisas começam a dar errado, como, por exemplo: A FAMÍLIA NÃO SE CONHECE MAIS.

Falaremos apenas do lado familiar. Por causa destes excessos de atividades as famílias estão ficando para outros planos, gerando a SUPERFICIALIDADE. Em conseqüência famílias inteiras começam a ficar doente por não terem um cuidado especial, famílias vivendo de maneira superficial, perdendo assim, sua forma original, diálogo, respeito, amabilidade, interesse. Parecem que são estranhos que vivem sob o mesmo teto. Pais não têm interesse nos filhos e vice-versa, maridos não tem interesse nas esposas e vice-versa. Por que há tanto conflito entre marido e mulher? Por que há tanto divórcio? Por que há separação de corpos dentro de casa? Por que há tanta rebeldia por parte dos filhos? Por que as drogas estão entrando nas famílias? Por que há tanta desunião na família? Por que não há respeito dentro da família? São tantos por quês que ficaríamos horas nos perguntando sobre tais tragédias. Isto que estamos falando não é algo irreal, são fatos tristes e até mórbidos nas famílias brasileiras, e ainda algo pior a dizer: FATOS TRISTES E MÓRBIDOS NAS FAMÍLIAS EVANGÉLICAS.

Nossas famílias estão sendo sepultadas vivas, temos que acordar e tomarmos providências, não podemos deixar o inimigo de maneira sutil tentar aniquilar o projeto de Deus, que são as famílias, projeto o qual eu e você fazemos parte.

Por isso, todos nós, devemos parar e avaliar como está o nosso procedimento dentro de casa, devemos ser sensíveis às necessidades do cônjuge e dos filhos. Buscar a melhor maneira de obtermos harmonia, paz, alegria, diálogo dentro de casa. O nosso familiar não é nosso adversário, não é nosso inimigo, não estamos dentro de um ringue, temos que ter olhos espirituais para enxergarmos os planos do inimigo para nos derrubar. Se conseguirmos isso, veremos maravilhas acontecerem em nossa casa, começaremos a conhecer nossos filhos, nossos pais, nosso cônjuge, nosso irmãos e criaremos uma intimidade tão gostosa e jamais vista dentro da nossa casa. Os relacionamentos não serão mais superficiais, aprenderemos a nos organizar melhor no nosso tempo e atividades.

Temos que ter em mente que em primeiro lugar na nossa vida vem o Senhor Jesus, depois a nossa família, é uma hierarquia que não podemos esquecer, nossa família tem valor e lugar na nossa vida e no nosso dia-a-dia.

Devemos ser intimo com a nossa família e ser intimo requer AMAR, amar cada um do jeito que é, com seus defeitos, e isso (me fala, você não tem defeito?) todos nós temos. Queremos que as pessoas nos amem com nossos defeitos e falhas, então, porque não amar o outro com seus defeitos e falhas?

Ser intimo requer PERDOAR queremos ser perdoados e não perdoamos o outro? Quanto egoísmo.

Ser intimo requer SOCORRER, se estamos fortes, porque não ajudar e ser suporte para o nosso familiar?

Ser intimo requer OUVIR, como gostamos de falar, e não damos ao nosso familiar oportunidade de se expressar ou desabafar.

Ser intimo requer HUMILDADE, não somos melhor que ninguém, lembre-se que estamos falando de sua família.

Ser intimo requer SERVIR, como é bom ser servido, mas, é mais honroso servir ao nosso familiar.

Lembre-se que Jesus usa todos esses recursos para conosco, por isso, somos sua família e Ele nos chama de “filhos”.

Pr. Alessandro e Flávia 

Fonte /Rede DE CASAIS CBS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é cristão, e tem como finalidade trazer informações e assuntos sobre a Família,fique à vontade para compartilhar suas opiniões e idéias comigo.
COMENTE!
Que a Graça e a doce Paz de JESUS esteja contigo.