terça-feira, 25 de maio de 2010

Familia - O caminho da lealdade.

por Josué Gonçalves

Os caminhos de Deus para uma família feliz.
O caminho da lealdade.

A confiança é a base que sustenta todo relacionamento, seja entre marido e mulher, pais e filhos, entre irmãos ou amigos. Eu diria que a lealdade é a raiz que alimenta a confiança. Uma das marcas de um caráter integro, é a lealdade. Ser leal é ser digno, honesto, franco, sincero, fiel. Meu pai, foi um exemplo digno de ser seguido. Ele morreu aos cinqüenta e um anos de idade, na época eu tinha apenas dezenove anos. Ele foi vitima de um acidente de automóvel, morreu quando estava vivendo o melhor momento da sua vida em todas as áreas. Ele era pastor de uma igreja na cidade de Bragança Paulista no estado de São Paulo. Para mim, a lembrança que ficou daquele homem simples, foi a sua integridade de caráter. Durante toda a minha vida, conheci muitos homens de caráter, mas o meu pai foi o que mais me marcou. Quando penso em “lealdade, dignidade, fidelidade” eu lembro daquele homem, cuja maneira de ser, inspirava confiança na esposa, nos filhos, nos amigos e nos seus liderados. O maior legado que o meu pai deixou para os nove filhos que teve, foi o seu exemplo de vida integra.
O que é ser leal? É viver comprometido com a verdade. Se a confiança sustenta os relacionamentos, a verdade sustenta a confiança. Confiança, não é como um produto que podemos comprar em um mercado, não é como uma dívida que o credor pode cobrar e exigir o pagamento. Confiança se constrói, e se constrói trabalhando só com a verdade. A pessoa desleal aceita a mentira como uma forma de levar vantagem ou encobrir aquilo que é pecado, errado ou imoral. Porém, a mentira tem vida curta, porque só a verdade é filha do tempo e não tem medo da luz.
O que é ser leal. É proteger o outro na ausência, é não aceitar que a reputação do cônjuge, dos filhos, dos pais, dos irmãos e dos amigos seja manjada, tripudiada, denegrida. É levar a sério o pacto da amizade. Quando na família prevalece o espírito de lealdade, todos são protegidos pelo muro da confiança.
Ser leal é ser fiel aos votos conjugais. No dia do casamento, o marido e a mulher se comprometeram diante de Deus e de todas as testemunhas fazendo votos. Eu ainda me lembro, quando o pastor Eliel Soares no dia 16 de março de 1985, no templo da Assembléia de Deus na cidade de Santo André, SP, solenemente me perguntou: “Josué, ao tomar a Rousemary como sua esposa, você promete honrá-la, protegê-la, a ela ser fiel, amando-a tanta na saúde como na enfermidade, na fartura como na escassez enquanto ambos viverem?” Diante de uma multidão de testemunhas e na presença de Deus, respondemos um para o outro que “sim”. Ali assumimos um compromisso de lealdade um para com o outro. Infelizmente, a maioria dos casais não levam a sério os votos que fizeram no altar. Esta é uma das razões porque muitos estão vivendo uma vida pequena conjugal pequena, sem brilho e sem glória.
Estes votos são testados todos os dias, os que levam a sério cada voto que foi feito no dia do pacto conjugal, com certeza vivem debaixo da benção do Eterno Senhor da família. Não há confiança e nem segurança onde as pessoas não levam a sério a promessas que fizeram um ao outro.
Ser leal é ser fiel a Deus, consigo mesmo e com o outro. O adultério é a quebra do pacto de lealdade que marido e mulher fizeram quando se casaram. Quando uma pessoa trai, em primeiro lugar ela esta sendo infiel a Deus. Lemos nas Escrituras Sagradas: “Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.” (M6 2.14) O nosso compromisso em primeiro lugar é com Deus, aquele que é o Senhor das nossas vidas. Foi por isso que Davi, quando pegou, cometendo adultério com Bete-Seba, ele disse: “Pequei contra o Senhor...” (2 Sm 12.13) Depois, o homem esta sendo infiel a sua própria consciência e ao cônjuge. Você já percebeu que por traz de toda atitude de infidelidade, está o elemento da mentira. As conseqüências do adultério são tão sérias que Deus insiste com o seu povo dizendo: “...portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.” Lembre-se a lealdade é honrar o outro na ausência.



Fonte / Família,meu maior patrimônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é cristão, e tem como finalidade trazer informações e assuntos sobre a Família,fique à vontade para compartilhar suas opiniões e idéias comigo.
COMENTE!
Que a Graça e a doce Paz de JESUS esteja contigo.