terça-feira, 25 de maio de 2010

Família - O caminho da mansidão!

Estamos estudando sobre "Caminhos de Deus para uma família feliz". Hoje vamos refletir sobre O CAMINHO DA MANSIDÃO.

“Pelo contrário, a beleza da mulher deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado (manso), que tem muito valor para Deus.” (1 Pe 3.4) Vivemos em um mundo agitado, de pessoas estressadas com o nervo a flor da pele, onde a impaciência se percebe na expressão facial daqueles que estão no carro enfrentando um congestionamento, nas filas dos bancos aguardando a sua vez, nos ônibus e trens lotados na volta do trabalho, todos com pressa. Diante desta pressa coletiva, do desespero de chegar logo, da correria para cumprir tudo o que foi planejado, para bater as metas impostas pela empresa o nosso grande desafio é manter o coração calmo, sereno e tranqüilo. Manter a alma sem ser afetada por esta “toxina” emocional produzida pelo estresse-coletivo.
Temos que admitir, que, apesar do lado positivo do avanço tecnológico, da velocidade com que as informações chegam, da eficiência dos meios que usamos para nos comunicar, da rapidez com que as pessoas se deslocam de um ponto ao outro no mundo em um único dia, a impressão que temos, é que tudo neste mundo pós moderno conspira contra o que a Bíblia chama de “mansidão-serenidade.”
Dormimos e acordamos sendo estimulados através daquilo que assistimos na TV, ouvimos no rádio e lemos nos jornais, nas revistas semanais e nos sites da internet. A vida já não acontece como nos tempos dos nossos avôs, aonde as pessoas caminhavam mais a pé, por isso tinham mais saúde; sentavam para almoçar sem pressa e saboreavam a comida que calmamente tinha sido preparada pelas “mãos sagradas” daquela que não comprava nada pronto, tudo era preparado com dedicação e amor. Havia tempo para conversar, pois a TV ainda não era um aparelho presente na maioria das casas. Não havia internet consumindo o tempo da família, nem os jogos eletrônicos como entretenimento para os filhos, eles é que tinham que criar, fabricar os próprios brinquedos e muitas vezes com a ajuda dos pais. Com certeza era um tempo onde as pessoas não desenvolviam as doenças psicossomáticas como estão desenvolvendo hoje. Ë provável que a maioria nem sabia o que era estresse, depressão etc. A comida era mais saudável, não usavam agrotóxico na lavoura, nem certas drogas que hoje usam para engordar o gado, porcos e frango, até os peixes eram mais saudáveis.
Se Jesus vivesse em nossos dias, com certeza ele não mudaria o teor da sua mensagem, o Sermão da Montanha continuaria sendo o mesmo: “Bem aventurado os mansos, porque eles herdarão a terra.” (Mt 5.5 Grifo do autor)
Mansidão, colocando inteligência nas emoções.
Um dos homens que me inspira na história Bíblica do Velho Testamento, é Moisés. Estudar a liderança deste homem, é aprender segredos que pode fazer toda a diferença na vida de um líder. Está escrito que ele foi no seu tempo o homem mais manso da terra (Nm 12.3). A idéia de mansidão na língua grega é a de amansar um animal bravo, é auto-controle emocional. A nossa capacidade de se relacionar seja no casamento, na família, na escola, na empresa ou na igreja, depende do nosso auto-controle emocional. Quando falta “mansidão”, os relacionamentos estremecem e a pessoa se torna alguém anti-social. Talvez aqui esteja a maior dificuldade da maiorias das pessoas que não se relacionam bem com os diferentes.
Os benefícios na vida de uma pessoa que tem “auto-controle emocional” (Mansidão).

1. Protege-se das doenças psicossomáticas provocadas pelo estresse;
2. Não dá legalidade para o diabo trabalhar em sua vida;
3. Constrói relacionamentos saudáveis e duradouros;
4. Nutre aqueles com os quais convive;
5. Não faz tempestade em copo d’aqua, consegue enxergar as coisas na perspectiva certa;
6. Quase sempre acerta nas respostas, porque dependendo do que está em jogo, conta até 100 para responder;
7. Sempre ganha, porque saber perder;
8. Procura ser flexível, por isso se mantém aberto para as mudanças necessárias que levam ao crescimento;
9. Não fala tudo o que pensa e
10. Saber ser “pró-ativo” em vez de “reativo”.

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas, afirmou que a mansidão é uma das virtudes do caráter cristão, que ele chama de furto do Espírito (Gl 5.22). Jesus, no exercício da sua missão entre os homens, um dia disse: “...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11.29) Qualquer pessoa que deseja construir dentro e foram do ambiente de sua casa relacionamento de qualidade, deve orar pedindo ao Espírito Santo produza em seu caráter, essa virtude imprescindível.
Mansidão, virtude de um caráter nobre:

1. Deve ser buscada - “Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão;...” (Sf 2.3).
2. É essencial ao ensino - “...disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,...” (2 Tm 2.25).
3. Essencial ao ouvir – “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” (Tg 1.21)
4. Preciosa aos olhos de Deus – “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; 4seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pe 3.3,4)
5. O cristão deve revestir-se, dela – “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.” (Cl 3.12,13)

Jesus, nosso exemplo maior de mansidão.

“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.” (Is 53.7)

“Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão.” (Mt 26.52)

“E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,...” (2 Co 10.1)



Fonte /Família meu maior patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é cristão, e tem como finalidade trazer informações e assuntos sobre a Família,fique à vontade para compartilhar suas opiniões e idéias comigo.
COMENTE!
Que a Graça e a doce Paz de JESUS esteja contigo.