quarta-feira, 7 de julho de 2010

A COMUNICAÇÃO CONJUGAL

Por: Pr.Gerson Avena da Silva

Não é receita de bolo, mas apresentamos algumas dicas para aperfeiçoar a comunicação no seu casamento.
Reservem tempo para passar juntos
Neste mundo ocupado, você descobrirá que mais e mais áreas da vida exigem do seu tempo.  Não é raro que reservemos tempo para compromissos menos importantes do que compartilhar com a pessoa mais importante da nossa vida, o seu futuro cônjuge.
É provável que você passe mais tempo de qualidade compartilhando coisas durante o seu namoro do que depois que casarem.É importante que comecem agora a separar um tempo para que os dois escutem um ao outro e compartilhem seus pensamentos.
Fale apenas por si mesmoConscientizem-se dos seus próprios pensamentos e sentimentos, e assumam a responsabilidade de comunicá-los um ao outro. Ninguém pode falar por você, exceto você mesmo!  Use frases com "eu":  "Eu estou me sentindo triste porque...."; "Acho que precisamos abordar o problema dessa maneira, porque...."No momento, estou realmente machucado";  "Quero lhe contar como vejo esta situação..."; "Eu me sinto assim:..".
A comunicação começa a ficar tensa quando você começa dizendo ao seu parceiro aquilo que ele pensa e sente ou como ele deveria pensar ou sentir.
Entenda que o seu parceiro percebe as coisas de modo diferente do seuVocês nunca verão tudo exatamente do mesmo modo porque vocês vêm de famílias diferentes e com estilos de vida diferentes.  Diferente não significa "errado"; não significa "ruim"; significa apenas "diferente".  Às vezes vocês terão que concordar em discordar.
Talvez seja necessário dizer: "Bem, acho que nós realmente enxergamos isso de modo diferente."
A má comunicação muitas vezes resulta da nossa tentativa de provar que estamos certos. Pergunte a si mesmo se prefere estar certo ou estar feliz.  Às vezes você não pode ter ambas as coisas.  Se você não estiver interessado em escutar o ponto de vista do seu parceiro, você simplesmente não valoriza aquilo que ele ou ela pensa e sente.
Escute, realmente escuteEscute - não somente o que está sendo dito,  mas à mensagem total que está sendo enviada.  Lembre que menos da metade da sua mensagem está sendo comunicada verbalmente, através de palavras ou do tom de voz.  É importante escutar também as mensagens não-verbais do corpo, pois essas mensagens freqüentemente lhe darão pistas de como o seu parceiro está se sentindo.

Confirme aquilo que o seu parceiro está dizendoIsso se consegue deixando o parceiro saber o que escutamos ele dizer, e perguntando se o entendemos corretamente.  Isso permite que ele corrija quaisquer mal-entendidos.  Confirmar se entendemos reduz a adivinhação e a má interpretação - uma armadilha em que muitos caem.  Lembre que você pode apenas falar por si mesmo e não pelo outro.  Se tentar adivinhar o que o outro pensa, estará falando pelo seu parceiro!   Confirmar o que foi dito também permite que a outra pessoa saiba que você prestou atenção e que a valoriza suficientemente para assegurar-se que entendeu aquilo que está sendo discutido.
Tempo, honestidade, clareza, respeito, valorização e amor de um pelo outro ajudarão os dois na arte da comunicação. A comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e melhorada, porém leva tempo.
Você valoriza o seu futuro cônjuge e as coisas que ele diz?  Ele valoriza os seus pontos de vista?  Vocês gastam tempo compartilhando seus pensamentos e sentimentos?  Que tipo de ouvinte é você?  Atento, passivo, seletivo ou uma combinação dos três?  Como você avaliaria as atuais habilidades de comunicação dos dois, como casal?  Excelente? Médio? Precisando melhorar?
A escolha é sua, e a escolha que vocês fizerem afetará o tipo de casamento que terão.

Fonte- Click Família

Um comentário:

Este blog é cristão, e tem como finalidade trazer informações e assuntos sobre a Família,fique à vontade para compartilhar suas opiniões e idéias comigo.
COMENTE!
Que a Graça e a doce Paz de JESUS esteja contigo.