sábado, 10 de julho de 2010

Ser Filho É Aprender a Aprender

Por que será que praticamente todos os filhos têm dificuldades de obedecer aos seus pais? Será que os pais pedem atitudes absurdas para os filhos?  Ou será porque os filhos têm opções melhores? O conflito entre a geração dos filhos e a dos pais é uma realidade que se repete há séculos. As discordâncias variam entre extremos e poucos equilíbrios, sempre expressando posições quase que opostas. Se os pais querem ordem, os filhos optam pela “bagunça organizada”. Se os pais são liberais demais, os filhos reclamam por mais participação em forma de cuidado. Evitando esses extremos a Bíblia revela com clareza a responsabilidade que compete a cada filho e filha cristãos que já atingiram a idade da consciência e ainda vivem sob a tutela e manutenção dos pais. Assim, o texto de Colossenses 3.20 aponta para a mesma trilogia adotada para aconselhar esposas e maridos, agora voltada para os filhos: Ser filho, dever de filhos, relação de filhos com Deus.

1. Ser Filho(a)
Os seres humanos descendentes de Adão e Eva nascem totalmente dependentes de seus pais. Não há em nós instintos que por si nos tornam independentes, aprendemos quase tudo com nossos pais e com aqueles que nos educam. A vida de filho é uma vida de aprendizado e dependência. O foco da orientação dada pelo apóstolo Paulo está, evidentemente, voltada para filhos que já atingiram o nível de pensar e raciocinar. Por isto os filhos questionam as orientações e informações recebidas e estabelecidas. O problema reside em se estabelecer no lar o conflito da independência precoce, ou seja, o filho quer decidir sobre questões que o seu aprendizado e faixa etária de desenvolvimento  ainda não lhe autoriza. Ser filho é reconhecer que é preciso aprender a aprender, e isto requer a existência de um modelo, de uma proposta e de um professor. Deus se revela como nosso Pai, para que como filhos aprendamos dele através de nossos pais.

2. Obedeçam seus pais em tudo
A ordem seria relativamente fácil se não existisse a expressão “em tudo”. Deve o filho obedecer quando o pai ou a mãe está errado, não importando qual seja o erro dos pais? É claro que a Bíblia não está ordenando isso. A própria Palavra de Deus é maior autoridade que os nossos pais. Lembre-se que Paulo está escrevendo para pais cristãos e isso implica em submissão aos princípios ensinados pela Bíblia. Agora, é preciso deixar bem compreendido que pais cristãos podem errar, mesmo desejando acertar e honrar a Deus. Todavia, isto não significa permissão bíblica para o filho se rebelar. Nossos pais são pecadores, mas devemos obediência a eles enquanto fomos dependentes deles. Os pais representam a experiência da vida, a orientação que, segundo a Palavra de Deus, oferece vida mais tranqüila. Este é o propósito do livro de Provérbios (os doze primeiros capítulos trazem constantemente a expressão “filho meu...”).  A obediência do filho é tida como sabedoria, como ação requerida para o aprendizado. Sendo filho(a), você pode pedir explicações, pode discordar das razões oferecidas, pode contra-argumentar, mas não deve desobedecer.

3. Obedecer é agradável a Deus
O apóstolo Paulo sempre coloca a sua terceira orientação associando-a com o relacionamento com Deus. É como se ele dissesse: “vocês por serem cristãos são filhos que agem diferente”. O filho e a filha cristãos obedecem aos pais por causa de Deus e não simplesmente por respeito aos seus pais. O mandamento para honrar pai e mãe implica invariavelmente em obedecer primeiro a Deus, o qual estabeleceu o mandamento (Ex 20.12) e depois obedecer aos pais. Deus se agrada de filhos obedientes, por isso prometeu vida terrena prolongada para aqueles que cumprirem esse mandamento para com os pais humanos. Honrar os pais vai um pouco mais do que obedecer, pois requer dos filhos atitudes de atenção, consideração, respeito e cuidado por toda a vida. Filhos unidos a Cristo, aprendem a obedecer e honrar os seus pais, assim como Cristo obedeceu ao Pai celeste.

            O princípio bíblico a ser praticado pelos filhos está em reconhecer que Deus age a favor dos filhos quando esses se submetem aos seus pais. Filhos sábios estão interessados em aprender a aprender com seus pais, estão dispostos a praticar a aceitação de uma autoridade e experiência maiores. Filhos cristãos, por serem prioritariamente filhos de Deus, obedecem aos seus pais terrenos por, intencionalmente, desejar agradar a Deus.  

Rev. Sérgio Lyra
Fonte-Família em Foco


Um comentário:

  1. Oi Elaine! Vim agradecer a sua visitinha em meu blog. Gostei muito do seu, vc tem um blog lindo! Estou te seguindo. Bjs

    ResponderExcluir

Este blog é cristão, e tem como finalidade trazer informações e assuntos sobre a Família,fique à vontade para compartilhar suas opiniões e idéias comigo.
COMENTE!
Que a Graça e a doce Paz de JESUS esteja contigo.